PROJETO ILUMINANDO ESCOLAS
TRIBO MUNDURUKU

A SolarGrid em parceria com o Greenpeace Brasil, Amazon Watch e Empowered by Light, realizou as instalações de sistemas fotovoltaicos em duas aldeias na Floresta Amazônica, da Tribo Munduruku. Estes sistemas vão gerar energia limpa nas escolas das aldeias.

Com isso, elas deixam de depender de energia gerada por combustível fóssil e passam a gerar sua própria energia a partir do sol, mostrando que existem alternativas às outras formas mais impactantes de geração de energia, como hidrelétricas por exemplo.

As placas foram instaladas nas aldeias Piquiarana e Boca do Rio das Tropas. Esta última promove aulas noturnas para alunos adolescentes e adultos que até então dependiam dos geradores movidos a diesel e agora podem ser realizadas com a energia gerada a partir do sol.

“Essa iniciativa mostra aos alunos que existem outros meios de se obter uma energia limpa e de qualidade sem destruir o meio ambiente”, disse William Bezerra, professor da aldeia Piquiarana. Segundo ele, agora a escola vai poder utilizar recursos como datashow e computadores para melhorar o desempenho das aulas.

Assista ao vídeo

“O uso de energia solar é mais um passo para a gente garantir e apoiar a revolução energética que o mundo vem vivendo.Nós do Greenpeace acreditamos que é possível fazer um uso mais intensivo da energia solar e eólica no Brasil e no mundo, cabendo ao governo brasileiro aceitar o fato de que a verdadeira revolução energética passa pelo uso dessas energias e não pela construção de novas hidrelétricas na Amazônia”, disse Danicley de Aguiar, da Campanha da Amazônia do Greenpeace.